Uma ferramenta gratuita e confidencial, que permite que sua empresa monitore os avanços na igualdade de gênero.

O mês de março é emblemático pela comemoração o dia internacional das mulheres. Apesar dos avanços, nem tudo é motivo para celebrar. Para se ter uma ideia, o Brasil caiu da posição 67 (2006) para a 95 (2018) no Global Gender Gap Report, um relatório criado pelo Fórum Econômico Mundial para medir a igualdade de gênero globalmente em 149 países.

A piora no índice do país se dá, principalmente, por causa da baixa participação política e oportunidades econômicas (ver imagem abaixo).

Dados do próprio Fórum Econômico Mundial (FEM) em pesquisa sobre competitividade global sinalizam que uma maior igualdade de gênero é um dos fatores — ao lado da etnia, orientação sexual ou religião — que beneficia o crescimento econômico de sociedades inclusivas. Este tema foi discutido durante o Encontro Anual de 2019, evento organizado pelo Fórum em Davos (Suíça), que a fundadora da Blend Edu foi selecionada para participar.

Fundadora da Blend Edu durante o Encontro Anual do Fórum Econômico Mundial em 2019

Fundadora da Blend Edu durante o Encontro Anual do Fórum Econômico Mundial em 2019

Os desafios encontrados globalmente fizeram com que a igualdade de gênero fosse listada como um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU junto aos governos, sociedade civil e outros parceiros.

CONHEÇA A FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO

Recentemente, por meio de uma parceria entre a ONU Mulheres e o BID Invest, foi lançada em português a plataforma WEP Gender Gap Analysis Tool (Ferramenta de Análise de Diferenças de Gênero e Princípios de Empoderamento das Mulheres) com o objetivo de ajudar as empresas a identificarem pontos fortes, lacunas e oportunidades para melhorar seu desempenho em igualdade de gênero.

A avaliação foi construída com base nos 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles – WEPs), um grupo de orientações para o meio empresarial sobre como delegar poder às mulheres no ambiente de trabalho, mercado de trabalho e na comunidade. Veja abaixo os Princípios, originalmente propostos pela ONU Mulheres e o Pacto Global:

  • LIDERANÇA: Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade entre gêneros;

  • IGUALDADE DE OPORTUNIDADE, INCLUSÃO E NÃO DISCRIMINAÇÃO: Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação;

  • SAÚDE, SEGURANÇA E FIM DA VIOLÊNCIA: Assegurar a saúde, a segurança e o bem estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras;

  • EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional para as mulheres;

  • DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL E PRÁTICAS DA CADEIA DE FORNECEDORES: Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres;

  • LIDERANÇA COMUNITÁRIA E ENGAJAMENTO: Promover a igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa;

  • ACOMPANHAMENTO, MEDIÇÃO E RESULTADO: Medir e publicar relatórios dos progressos para alcançar a igualdade entre gêneros.

A ferramenta WEP Gender Gap Analysis Tool é gratuita, fácil de usar e assegura a confidencialidade das informações das empresas que a utilizarem. A avaliação contém um total de 18 questões de múltipla escolha que derivam de boas práticas em prol da igualdade de gênero no mundo todo.

Clique aqui e acesse a ferramenta de diagnóstico