Esse artigo foi elaborado para destacar os principais pontos sobre o tema Diversidade apresentados durante o evento Gupy Conecta, do qual a Blend Edu foi parceira oficial. Este artigo mostra os highlights da palestra “5 passos críticos que você deveria realizar para aumentar o número de mulheres e outras minorias na sua organização”, da palestrante Ana Fontes.

Ana Fontes é Empreendedora Social, eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes em 2019. Delegada líder do Brasil no W20, grupo de engajamento do G20. Fundadora da RME – Rede Mulher Empreendedora, do Instituto RME e Co-Fundadora do MIA – Mulheres Investidoras Anjo. Especialista em empreendedorismo feminino e pesquisadora de gênero.
Ana participou como palestrante convidada no terceiro dia do Gupy Conecta, a maior maratona online de conteúdos de RH da América Latina e destacou, em sua fala, os motivos de aumentarmos a diversidade no quadro de colaboradores das empresas e os maiores desafios para inclusão de mulheres nas empresas:
A importância de ter uma estrutura diversa no quadro da empresa e na liderança:
- As mulheres são mais da metade da população do planeta;
- Hoje, as mulheres decidem e influenciam 96% das compras de uma família;
- As mulheres são 50% dos empreendedores do Brasil;
- Diversidade de pessoas e diversidade de pensamentos potencializam a inovação, são dois conceitos que não andam separados;
- Meninas estão potencializando o STEM: Science, Technology, Engineering e Mathematics;
- Diversidade e inclusão geram mais impacto social e educação;
- A equidade adicionaria 28 trilhões na economia global.
Portanto, a inclusão de mulheres nas empresas não é só algo que gera valor para a sociedade, como também amplia a sustentabilidade do negócio (seja na capacidade
Desafios para a inclusão de mulheres nas empresas:
- Licença parental e preocupação com o bem-estar dos filhos;
- Equilíbrio parental;
- Acesso a crédito;
- Programas de capacitação para mulheres.
Até onde a sua organização pode fazer para incluir mais pessoas e trazer mais diversidade ao time? Para a empreendedora, se a alta liderança não está realmente envolvida com a importância da diversidade, as chances de mudança são muito menores.
A retirada do inglês fluente, por exemplo, é uma medida simples para que alguns cargos tragam mais pessoas para o processo seletivo – afirmou Ana durante a palestra.
O principal recado da sua fala é o quanto é preciso que haja alguém na alta diretoria que esteja de fato comprometido com a causa e que relacione diretamente a área de D&I com negócios e inovação.
E ai? Que tal aplicar esses insights do Gupy Conecta para inclusão de mulheres na sua organização?