Você sabe o que é Assessment? Resumidamente, é uma avaliação que ajuda a empresa a identificar e analisar quais são as habilidades e aptidões de cada uma das pessoas que fazem parte do quadro de funcionários da empresa.

Essa metodologia permite com que a empresa possa compreender melhor quais características e expertises podem ser usadas para potencializar a performance corporativa, por exemplo.

Para mergulhar neste tema, conversamos com Daniel Poli, gerente de Sustentabilidade, Diversidade e Responsabilidade Corporativa na Cielo, em uma mentoria coletiva exclusiva com organizações da Diversidade SA: nossa comunidade de aprendizagem contínua sobre temáticas de D&I.

Conversamos com o profissional sobre como o assessment foi desenvolvido, aprendizados e desafios e como outras organizações podem engajar a sua liderança na temática de Diversidade e Inclusão, em prol da construção de um espaço mais diverso e seguro.

E para democratizar o acesso a conteúdos como esse e trazer ainda mais conhecimento sobre o tema, elaboramos este artigo com os principais pontos apresentados no bate-papo. Confira!

Como surgiu a estratégia de Diversidade e Inclusão na Cielo?

A Cielo é uma uma empresa de tecnologia e inovação, atuante no setor financeiro e líder no segmento de pagamentos eletrônicos em toda América Latina, que tem como propósito simplificar e impulsionar negócios para todos.

Este propósito está bastante ligado ao seu core de potencializar negócios sustentáveis e inclusivos, seja para potencializar as operações internas, quanto o próprio negócio.

Para delimitar a estratégia de sustentabilidade de forma holística, a empresa dividiu o foco em três frentes:

Operação: promover operações, recursos e estruturas sustentáveis

  1. Promover a diversidade e inclusão na representatividade e cultura corporativa
  2. Maximizar a ecoeficiência em todas as atividades
  3. Influenciar a cadeia de valor para sustentabilidade

Negócio: evoluir o modelo de negócio para a geração de valor com impacto positivo

  1. Ser referência no setor por práticas ESG
  2. Oferecer soluções sustentáveis com produtos e serviços
  3. Atuar na inclusão socioprodutiva por meio do empreendedorismo

Sociedade: ser um meio para a transformação social

  1. Promover relações de negócio e de trabalho humanizadas
  2. Fomentar a inclusão digital
  3. Fortalecer a atuação social na educação

Em meio a essas definições estratégicas de sustentabilidade, surgiu a estruturação da estratégia de diversidade e inclusão, para viabilizar o tema na companhia.

O primeiro passo foi uma necessidade de entendimento sobre o tema, com um apoio crucial dos grupos de afinidade, que colocaram toda a empresa em uma trajetória, definido objetivos claros com a estratégia.

Antes de criar uma diretriz, como a Política de Diversidade & Inclusão, era necessário criar um manifesto para incorporar a discussão no posicionamento da própria organização, que seguiu para um desdobramento de política de compromissos.

Saiba mais sobre como foi esse processo de criação do manifesto na coluna da HSM Management da Thalita Gelenske, fundadora e CEO da Blend.

Assim, com um direcionamento claro e bem definido, foi possível criar ações para transformar tanto o interno quanto impactar o externo. Confira os 6 compromissos da Cielo para Diversidade & Inclusão:

Imagem com os 6 compromissos da Cielo para a Diversidade e Inclusão na empresa utilizados para guiar o assessment de liderança inclusiva
Os 6 compromissos da Cielo para a Diversidade & Inclusão. Imagem institucional da empresa.

O que é assessment e como ele foi feito na Cielo?

Com o manifesto criado e a definição dos compromissos estipulada, a companhia também contou com o apoio da Blend para realizar o assessment.

Basicamente, o termo “assessment” pode ser traduzido como “avaliação”. Entretanto, ainda é uma metodologia diferente das avaliações de desempenho que as organizações costumam aplicar, dado que procura conhecer o profissional mais a fundo, conhecendo melhor suas habilidades e diferenciais, além dos pontos de melhoria.

Por meio desse processo, a empresa realizar um diagnóstico mais completo e interseccional é possível identificar o potencial de cada um para direcionar as lideranças da empresa, criando treinamentos, ações e outras trilhas de desenvolvimento profissional.

Para auxiliar a Cielo no desenvolvimento do assessment, a Blend Edu fez uma curadoria de diferentes referências de estudos e fontes que montam uma espécie de arquétipo de liderança inclusiva. A partir disso, definimos 6 traços principais que abarcavam os pontos que a maioria das pesquisas traziam, e pra cada um desses pontos, elencamos comportamentos e elementos específicos:

  1. Comprometimento
  2. Coragem
  3. Compreende seus vieses
  4. Curiosidade
  5. Inteligência Cultural
  6. Colaboração

Com isso, foi criado um questionário direcionado para a liderança fazer uma autoavaliação e ter os inputs da equipe. O teste teve aproximadamente 33 perguntas sobre comportamentos específicos em que a pessoa tinha que se dar uma nota, numa escala de 0-10, para chegar a uma média em cada um desses elementos.

Após a aplicação da pesquisa, foi criado esse censo de liderança, com as informações compiladas de três formas: o resultado da autoavaliação, a avaliação da equipe de liderados e uma perspectiva da média geral da companhia, para entender o quão próximo da cultura a pessoa está.

Como a Blend Edu pode ajudar sua empresa nos processos de Diversidade e Inclusão

Somos uma startup que desenvolve treinamentos, consultoria e soluções digitais para apoiar as empresas a colocarem a diversidade em prática

Realizamos ações educacionais e de sensibilização, projetos de capacitação, treinamentos e soluções digitais, de acordo com o nível de maturidade e desafios de cada empresa, para impulsionar uma transformação cultural.

Entre em contato com a Blend mandando um e-mail para contato@blend-edu.com, ou preencha os campos de contato abaixo.