Esse artigo foi elaborado para destacar os principais pontos sobre o tema Diversidade apresentados durante o evento Gupy Conecta, do qual a Blend Edu foi parceira oficial. Este artigo mostra os highlights da palestra “Diversidade e bem-estar: quais os próximos passos para um mercado mais diverso e saudável”, da palestrante Thelma Assis.


 

Imagem de capa da palestra de Thelma Assis no evento Gupy Conecta.

Thelma Assis é Médica Anestesiologista e Digital Influencer. É vencedora do reality show Big Brother Brasil 20. Thelma foi única aluna negra em uma turma de medicina de 100 alunos. Na faculdade em que ela cursou medicina, dentre mais de 600 alunos, não havia mais de 10 alunos negros.

Thelma participou como palestrante convidada no terceiro dia do Gupy Conecta, a maior maratona online de conteúdos de RH da América Latina. Em sua palestra, ela trouxe alguns números importantes que revelam a realidade da desigualdade social (em diferentes âmbitos) brasileira, benefícios e a importância do RH quando o assunto é Diversidade e Inclusão. Leia abaixo.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Center for Talent Innovation, 61% de funcionários gays e lésbicas decidem por esconderem sua sexualidade de gestores e colegas em razão do medo de perderem o emprego. Essa mesma pesquisa revela que:

  1. 33% das empresas do Brasil não contratariam para cargos de chefia pessoas LGBT;
  2. 41% dos funcionários LGBT afirmam terem sofrido algum tipo de discriminação em razão da sua orientação sexual ou identidade de gênero no ambiente de trabalho;
  3. 90% de travestis se prostituem por não terem conseguido nenhum outro emprego, até mesmo aqueles que têm boas qualificações.

A lei nº 8213, de julho de 1991, obriga empresas com mais de 100 funcionários, o preenchimento de 2 a 5% das vagas do quadro de funcionários reabilitados ou pessoas com deficiência.

Benefícios da diversidade para as empresas:

  1. Melhoria nos resultados;
  2. Redução dos conflitos;
  3. Maior acolhimento e segurança por parte dos colaboradores (quando ele/ela não se sente o(a) único(a);
  4. Elevação da criatividade;
  5. Engajamento e disposição;
  6. Incentiva outras empresas a fazerem o mesmo;
  7. Melhores rendimento.

A importância dos profissionais de RH em relação a diversidade:

  1. É muito importante buscar um processo seletivo que valorize a diversidade;
  2. Fazer um levantamento do quão diversa é a sua empresa;
  3. Planejamento;
  4. Intérprete de libras.